O vice-presidente Geraldo Alckmin sancionou a Lei 15.238, publicada no DOU desta sexta-feira (24), que confere o título de Patrono do Paradesporto Brasileiro a Robson Sampaio de Almeida. O alagoano é um dos pioneiros do Movimento Paralímpico no país e conquistou a primeira medalha do Brasil em Jogos Paralímpicos, uma prata em 1976
O alagoano
Robson Sampaio de Almeida foi declarado
Patrono do Paradesporto Brasileiro. A Lei 15.238, que oficializa o título, foi sancionada pelo vice-presidente da República,
Geraldo Alckmin, e publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União (
DOU). Robson Sampaio de Almeida é reconhecido como um dos
pioneiros do Movimento Paralímpico no Brasil. Seu legado inclui a participação na conquista da
primeira medalha brasileira em Jogos Paralímpicos, em
Toronto (Canadá), em 1976. A medalha foi uma prata na modalidade
Lawn Bowls (antecedente da bocha praticada na grama), obtida ao lado de Luiz Carlos. Segundo a doutora em Educação Física Michele Barreto, em depoimento à TV Brasil, a medalha foi conquistada em um momento incipiente do movimento, onde a prioridade era a participação. Os atletas brasileiros, que foram competir na natação e no basquete, não conheciam a modalidade e a disputaram com equipamento emprestado, garantindo o resultado histórico.
Contribuições Iniciais
A história de Robson Sampaio no paradesporto começou nos Estados Unidos, onde ele conheceu o basquete em cadeira de rodas durante seu processo de reabilitação. Em 1958, ao retornar ao Brasil, ele
fundou o Clube do Otimismo no Rio de Janeiro, ao lado do técnico Aldo Miccolis. Essa organização foi criada dois anos antes da primeira edição dos Jogos Paralímpicos. O Patrono do Paradesporto Brasileiro também fez parte da
primeira delegação do Brasil em Jogos Paralímpicos, em Heindelberg (Alemanha), onde competiu no basquete em cadeira de rodas e no atletismo.
Com informações: Agência Brasil