Quarta, 24 de Junho de 2026
17°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Dia Mundial da Diabetes foca no ‘Local de Trabalho’ diante do crescimento acelerado da doença globalmente

Dia Mundial da Diabetes foca no ‘Local de Trabalho’ diante do crescimento acelerado da doença globalmente

Redação
Por: Redação
14/11/2025 às 07h00 Atualizada em 14/11/2025 às 10h00
Dia Mundial da Diabetes foca no ‘Local de Trabalho’ diante do crescimento acelerado da doença globalmente
Foto: Reprodução
Comemorado em 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes, promovido pela IDF e OMS, destaca o papel das empresas na prevenção e no bem-estar, com o tema “Diabetes e o local de trabalho”. Especialistas alertam que 43% dos casos no mundo permanecem sem diagnóstico e que o Brasil está entre os cinco países com maior incidência da doença em adultos, reforçando a importância de políticas corporativas inclusivas e saudáveis

O Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro, tem como foco em 2025 o tema “Diabetes e o local de trabalho”, reforçando que o cotidiano profissional é um ponto estratégico para o cuidado e a prevenção. O movimento, instituído pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca conscientizar sobre o impacto da doença crônica no ambiente corporativo.

? Projeções Preocupantes e Negação do Diagnóstico

Os dados do Atlas da Diabetes da IDF indicam que mais de 589 milhões de adultos vivem com a doença globalmente. A projeção é alarmante: até 2050, cerca de 853 milhões de pessoas (1 em cada 8 adultos) poderão ser diagnosticadas. No Brasil, o cenário é igualmente preocupante, com o país entre os cinco com maior incidência da doença entre adultos. A endocrinologista Dra. Tarissa Petry, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, alerta que 43% dos casos permanecem sem diagnóstico, o que pode evoluir para complicações graves.
“O salto foi tão grande de 2019 para cá que já estamos próximos ao número de pessoas com a doença esperado apenas para 2030”, afirma a Dra. Tarissa Petry.

? O Papel Estratégico das Empresas

Com sete em cada dez pessoas com diabetes em idade ativa, o ambiente de trabalho é crucial para o monitoramento e suporte. O tema deste ano incentiva as empresas a criarem espaços inclusivos e saudáveis, garantindo que quem tem diabetes possa trabalhar plenamente. Entre as ações sugeridas para as corporações estão:
  • Realização de rastreamentos de glicemia.
  • Palestras educativas com especialistas.
  • Programas de bem-estar que incentivem atividade física e alimentação equilibrada.
  • Adaptações simples, como permitir pausas para medições de glicose ou facilitar o acesso a lanches saudáveis.
A campanha reforça o lema global “Conhecer mais. Agir mais.”, destacando que investir na saúde dos colaboradores é investir em produtividade e humanidade.
Com informações: Hospital Alemão Oswaldo Cruz / IDF / Ministério da Saúde
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
21°
Chuvas esparsas
Mín. 17° Máx. 28°
21° Sensação
4.08 km/h Vento
63% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Quinta
27° 16°
Sexta
25° 14°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 15°
Segunda
26° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 334,734,17 +0,22%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias