
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou os estados do Sul do país e Mato Grosso do Sul sob alerta vermelho (grande perigo) para o período entre este domingo (16) e segunda-feira (17).
A previsão indica condições climáticas extremas nas regiões de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Inmet alerta para o grande risco de desastres devido à intensidade dos fenômenos previstos:
Chuva Intensa: Volume superior a ou maior que .
Ventos Extremos: Velocidade superior a .
Fenômenos Adicionais: Forte queda de granizo.
O comunicado do Instituto avisa sobre o "Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário."
A causa do alerta é uma nova frente fria que se associa à formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata, na Argentina. O fenômeno é considerado intenso para a época do ano e deverá promover fortes instabilidades à medida que avança.
Domingo (Madrugada): O fenômeno deve atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Domingo (Tarde): O ciclone deve se aproximar do Paraná e seguir migrando em direção ao Mato Grosso do Sul.
Segunda-feira: O estado de São Paulo pode sentir os efeitos, embora em menor medida. Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro também podem ser impactados no final do ciclo.
O Inmet e a Defesa Civil recomendam que os moradores das áreas afetadas fiquem atentos aos sinais do tempo, procurem abrigos e locais seguros, e evitem ficar expostos à tempestade. É recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em casos de emergência, deve-se acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com informações: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) /Brasil de Fato