
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18), em Brasília, a criação de uma rede nacional de hospitais e serviços de saúde inteligentes e de medicina de alta precisão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é modernizar o atendimento público por meio da união de tecnologia avançada, alta especialização e cooperação internacional.
A iniciativa, que integra o programa Agora Tem Especialistas, prevê dois pontos centrais:
UTIs Automatizadas: Implantação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) automatizadas que funcionarão de forma interligada nas cinco regiões do país.
Primeiro Hospital Inteligente: Construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), que será o primeiro hospital totalmente inteligente do Brasil.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que este é o início de uma nova era de inovação para o SUS, focada em incorporação e transferência de tecnologia, além da modernização de unidades hospitalares já existentes. Outras oito unidades serão modernizadas com o envolvimento de universidades e secretarias de saúde.
Dados oficiais apontam que o uso de tecnologias como inteligência artificial e big data pode reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimento de emergência, além de tornar o diagnóstico e a assistência especializada mais rápidos e precisos.
As 14 UTIs inteligentes serão instaladas em hospitais selecionados em 13 estados, cobrindo as cidades de Manaus, Dourados (MS), Belém, Teresina, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.
Segundo o Ministério, esses serão serviços totalmente digitais, com monitoramento contínuo e integração entre equipamentos e sistemas de informação. A tecnologia auxiliará na previsão de agravos, apoiará decisões clínicas e permitirá a troca de conhecimento entre especialistas de diferentes regiões, conectadas a uma central de pesquisa e inovação.
Com informações: Ministério da Saúde, Agência Brasi