Quarta, 24 de Junho de 2026
17°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Ministério dos Transportes inicia estudo para nova concessão e possível extinção de pedágio caro no Rio Grande do Sul

Ministério dos Transportes inicia estudo para nova concessão e possível extinção de pedágio caro no Rio Grande do Sul

Redação
Por: Redação
25/11/2025 às 11h00 Atualizada em 25/11/2025 às 14h00
Ministério dos Transportes inicia estudo para nova concessão e possível extinção de pedágio caro no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução
O Ministério dos Transportes publicou Portaria que oficializa o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a nova concessão da BR-116/392/RS, abrindo caminho para a redução das tarifas e a possível extinção de um dos pedágios mais caros do Brasil, atualmente cobrado pela Ecovias Sul no estado

O Ministério dos Transportes deu início formal ao processo que visa a reestruturação da concessão rodoviária no Rio Grande do Sul, com a possibilidade de extinguir um dos pedágios mais onerosos do país, cuja tarifa atual para veículos de passeio chega a R$ 19,60 no trecho da Ecovias Sul.

O EVTEA e a Busca por Tarifas Reduzidas

A Portaria nº 842, assinada pelo ministro Renan Filho e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (17), oficializa o começo do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a nova concessão do sistema rodoviário BR-116/392/RS.

  • Objetivo: O governo federal indica que o estudo visa uma reestruturação profunda do modelo atual, com a expectativa de redução das tarifas e a possível extinção de praças de pedágio consideradas onerosas ou desnecessárias.

  • Abrangência: O EVTEA engloba 456,2 km de rodovias, incluindo trechos da BR-116/RS e da BR-392/RS, vias consideradas cruciais para a logística de cargas e o fluxo de veículos no estado.

  • Autonomia Federal: O Ministério dos Transportes reforça que o governo mantém total autonomia para redesenhar o modelo tarifário e as exigências para a futura concessionária que substituirá a Ecovias Sul.

Modernização da Cobrança

A proposta da futura concessão também prevê a modernização do sistema de cobrança, buscando métodos mais eficientes e menos onerosos para motoristas e transportadores.

Uma das possibilidades aventadas é a adoção de sistemas eletrônicos que eliminem a necessidade de praças de pedágio físicas, o que poderia trazer alívio imediato nos custos de viagem.

Embora o início do EVTEA sinalize fortemente a direção de mudanças, o governo ressalta que a confirmação oficial sobre a remoção do pedágio em questão ocorrerá somente após a conclusão da licitação e a definição do novo contrato.


Com informações: Revista Fórum

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
23°
Tempo nublado
Mín. 17° Máx. 28°
23° Sensação
2.64 km/h Vento
50% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Quinta
27° 16°
Sexta
25° 14°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 15°
Segunda
26° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,15%
Euro
R$ 5,89 -0,11%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 334,963,80 -2,48%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias