
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (26 de novembro), no Palácio do Planalto, a lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com rendimento de até R$ 5 mil mensais.
A medida consolida uma das principais bandeiras do governo e visa corrigir a defasagem histórica da tabela do IR, transferindo a carga tributária da classe média baixa para o topo da pirâmide social.
A lei sancionada alcançará um universo de 25 milhões de brasileiros, somando os beneficiários da isenção já vigente e os novos contemplados pela política.
Isenção Total: Beneficia diretamente 10 milhões de trabalhadores que recebem até R$ 5 mil.
Desconto Progressivo: Alivia a carga tributária de outros 5 milhões de cidadãos com rendimentos de até R$ 7.350.
O benefício fiscal será custeado pela taxação de grandes fortunas e fundos exclusivos, atingindo aproximadamente 140 mil super-ricos. Segundo o governo, a engenharia financeira garante que a desoneração não comprometa o equilíbrio das contas públicas, cumprindo um princípio de justiça fiscal.
O presidente Lula destacou que a medida injeta mais dinheiro no bolso dos trabalhadores, o que impulsiona o consumo, o mercado interno e as economias locais.
“Pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de riqueza. Se o pobre consumir mais, o rico vai ficar mais rico. O rico vai vender mais carne, mais roupa, mais carro. É isso que as pessoas precisam compreender para fazer economia,” afirmou Lula.