Quarta, 24 de Junho de 2026
17°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Jorge Ben Jor processou Black Eyed Peas por uso não autorizado de trechos de três músicas

Jorge Ben Jor processou Black Eyed Peas por uso não autorizado de trechos de três músicas

Redação
Por: Redação
15/12/2025 às 09h00 Atualizada em 15/12/2025 às 12h00
Jorge Ben Jor processou Black Eyed Peas por uso não autorizado de trechos de três músicas
Foto: Reprodução

O litígio se estendeu por anos e terminou com um acordo que garantiu ao artista brasileiro o reconhecimento como coautor das faixas do álbum Behind The Front (1998) do grupo norte-americano.


O cantor e compositor brasileiro Jorge Ben Jor moveu uma ação judicial contra o grupo norte-americano Black Eyed Peas (BEP) no fim dos anos 1990 por uso não autorizado de trechos de suas composições. A ação teve como alvo faixas do álbum de estreia da banda, Behind The Front, lançado em 1998.

Segundo o processo, três músicas do disco incorporaram elementos de canções de Jorge Ben Jor sem autorização prévia ou crédito:

  • “Falling Up” utilizou um trecho de “Comanche”.

  • “Positivity” tem um sample de “Cinco Minutos”.

  • “A8” incorporou o violão de “O homem da gravata florida”.

O litígio foi iniciado em 1999 e se resolveu com um acordo judicial. Como resultado, Jorge Ben Jor passou a ser oficialmente reconhecido como coautor das três músicas do Black Eyed Peas.

O álbum foi lançado antes do grupo se consolidar mundialmente com Elephunk (2003) e a entrada da cantora Fergie. Apesar do histórico judicial, Jorge Ben Jor e o cantor will.i.am tiveram encontros positivos anos depois. Em 2009, o brasileiro confirmou que will.i.am manifestou interesse em colaborar musicalmente, e em 2010 eles tocaram juntos em um show no Rio de Janeiro, interpretando as canções “Mas Que Nada” e “Chove, Chuva”.

Além do episódio com o Black Eyed Peas, Jorge Ben Jor também esteve envolvido em outro caso notório de direitos autorais, quando o cantor britânico Rod Stewart admitiu ter copiado a música “Taj Mahal” em seu hit “Da Ya Think I'm Sexy?”. Stewart concordou em pagar royalties ao brasileiro e destinou parte dos lucros da música à Unicef.


Com informações:  Revista Fórum

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
24°
Tempo nublado
Mín. 17° Máx. 28°
24° Sensação
4.08 km/h Vento
44% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Quinta
27° 16°
Sexta
25° 14°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 15°
Segunda
26° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,26%
Euro
R$ 5,90 +0,07%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,488,74 -2,43%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias