
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou, na noite deste domingo (14), José Antonio Kast pela vitória na eleição presidencial do Chile. Em sua mensagem, o presidente brasileiro desejou pleno êxito ao ultradireitista no desempenho de seu futuro mandato à frente do governo chileno.
Lula afirmou que o brasil seguirá trabalhando com a nova administração do Chile para fortalecer as relações bilaterais, destacando os laços econômico-comerciais que unem os dois países e o compromisso com a integração regional.
O mandatário brasileiro também mencionou que a cooperação entre os países deverá buscar a manutenção da América do Sul como uma zona de paz. Além disso, Lula cumprimentou o povo chileno pela participação no processo eleitoral, que classificou como “democrático, transparente e ordenado”.
Kast venceu o segundo turno das eleições chilenas ao derrotar a candidata comunista Jeannette Jara. Com mais de 99% das urnas apuradas o líder do Partido Republicano obteve 58% dos votos, contra text 42% da candidata do Partido Comunista.
Essa diferença de cerca de $\text{20 pontos percentuais}$ confirma uma ampla vitória da extrema direita chilena e marca uma profunda mudança no cenário político nacional.
Com informações: Opera Mundi