
O Ministério Público (MP) lançou, no Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro), uma campanha de abrangência nacional. O objetivo é promover uma maior proximidade com a população e reforçar o trabalho da instituição na defesa dos direitos do cidadão e da ordem jurídica, sob o lema "Ministério Público presente, comprometido com a nossa gente".
A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e foi desenvolvida a partir de ideias dos Ministérios Públicos do Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
O presidente do CNPG e procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, destacou que a campanha reafirma a importância da atuação do MP que "vai muito além do trabalho técnico. Ela exige presença, escuta ativa e participação efetiva na vida das pessoas".
A divulgação será realizada simultaneamente por todas as unidades do Ministério Público do brasil. A peça central da campanha é uma série de três vídeos educativos e informativos, além de materiais gráficos e impressos.
O material audiovisual tem um caráter didático e aborda:
O papel essencial de procuradores e promotores de justiça na fiscalização da lei e na proteção dos interesses sociais.
Um panorama claro sobre as diferenças de atuação entre o MP e as demais instituições que compõem o Sistema de Justiça.
O objetivo é desmistificar conceitos e garantir que o cidadão compreenda a quem recorrer em cada situação.
A produção técnica dos vídeos ficou a cargo do MP do Tocantins (MPTO), a estrutura da campanha foi desenvolvida pelo MP do Amazonas (MPAM), e a identidade visual pelo MP de Mato Grosso do Sul (MPMS).