
A nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta Aguiarnopolis (TO) a Estreito (MA), foi oficialmente aberta ao trafego nesta segunda-feira (22). A liberacao dos veiculos ocorreu por volta das 12h30, apos uma serie de testes estruturais rigorosos realizados no ultimo fim de semana. A cerimonia contou com a participacao do ministro dos Transportes, Renan Filho, e dos governadores Wanderlei Barbosa e Carlos Brandao, simbolizando a retomada de uma conexao vital para a regiao.
A nova estrutura possui 630 metros de comprimento e 19 metros de largura, contando com duas faixas de rolamento, acostamentos e passagem para pedestres. Para assegurar a estabilidade do vao livre de 154 metros, o governo federal investiu R$ 172 milhoes. Antes da inauguracao, oito caminhoes carregados com 30 toneladas cada percorreram a ponte em diferentes velocidades para testar a resposta da estrutura por meio de sensores de trepidacao.
A inauguracao ocorre exatamente um ano apos o desabamento da antiga ponte, construida na decada de 1960. O desastre ocorrido em dezembro de 2024 deixou 14 mortos e tres pessoas permanecem desaparecidas. Na ocasiao, diversos veiculos cairam no Rio Tocantins, incluindo caminhoes que transportavam produtos quimicos. Laudos preliminares da Policia Federal indicam que o colapso foi causado por sobrecarga prolongada, manutencao deficiente e deformacao do concreto ao longo das ultimas decadas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que colabora com as investigacoes e contratou o Instituto de Pesquisas Tecnologicas de Sao Paulo (IPT) para elaborar um relatorio externo detalhado sobre as causas do acidente. Uma sindicancia interna da Corregedoria do orgao tambem segue em andamento para determinar responsabilidades e quantificar os danos decorrentes da tragedia.
Com informacoes: Agência Brasil.