
Hoje, 29 de dezembro, é o último dia para os trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2023 sacarem o abono salarial PIS/Pasep 2025. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ainda restam aproximadamente R$ 145,7 milhões disponíveis para resgate. Caso o valor não seja retirado até o fechamento do horário bancário ou pelos canais digitais, o beneficiário perde o acesso imediato e precisará aguardar uma convocação especial ou entrar com recurso administrativo para reaver o dinheiro.
O abono salarial funciona como um "14º salário" e o valor é proporcional aos meses trabalhados no ano de referência, podendo chegar a um salário mínimo (R$ 1.518 em 2025). O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep é pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos e militares.
Para ter direito ao benefício que vence hoje, o trabalhador deve preencher os seguintes requisitos:
Cadastro: Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Renda: Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos em 2023.
Tempo de Serviço: Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base.
Dados: Estar com as informações corretamente declaradas pelo empregador no eSocial ou na RAIS.
O trabalhador pode verificar se tem direito ao valor através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br.
| Tipo de Benefício | Onde Sacar / Receber |
| PIS (Privado) | App Caixa Tem, agências da Caixa, Lotéricas ou terminais de autoatendimento. |
| Pasep (Público) | Conta bancária no BB, transferência via Pix ou presencialmente em agências do Banco do Brasil. |
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) já aprovou os recursos para o próximo ano. O pagamento do Abono Salarial 2026 (ano-base 2024) está previsto para começar em 15 de fevereiro, beneficiando 26,9 milhões de pessoas com um montante total de R$ 33,5 bilhões.
Com informações: Brasil de Fato