
O Governo do Brasil intensificou as ações de socorro às cidades da Zona da Mata mineira castigadas pelas fortes chuvas. Em uma mudança de protocolo para dar mais agilidade ao atendimento, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou a instalação de um gabinete de crise permanente na Prefeitura de Juiz de Fora.
A estrutura servirá como ponto de comando para coordenar as ações federais em Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa. "Nós não ficamos esperando o município mandar [o pedido]. Nós auxiliamos a prefeitura a colocar no sistema para dar agilidade", destacou o ministro durante entrevista à Voz do Brasil nesta quinta-feira (26).
A força-tarefa mobilizada é ampla e atua em diversas frentes para garantir a dignidade dos moradores:
Força Nacional do SUS: Equipes especializadas realizam atendimento psicossocial, cuidados em saúde mental e vacinação preventiva contra o tétano.
Carretas de Especialistas: Unidades móveis de saúde equipadas com tomógrafos e ultrassom dão suporte às vítimas.
Assistência Financeira: O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) libera R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas desabrigadas, além de unificar o calendário do Bolsa Família e antecipar parcelas do BPC.
Previdência: Negociação para antecipar benefícios previdenciários aos segurados das regiões atingidas.
Além do resgate e da assistência humanitária imediata, o governo já iniciou o mapeamento de danos em pontes e estradas para a reconstrução completa das cidades. O Banco do Brasil também acionou o protocolo de ajuda humanitária, oferecendo medidas financeiras de apoio e crédito rural emergencial para o setor agropecuário da região.
Outra tecnologia em uso é o Defesa Civil Alerta, que envia mensagens diretamente para as telas dos celulares em áreas de risco elevado, orientando sobre medidas de proteção sem a necessidade de cadastro prévio dos moradores.