
Uma boa notícia para o orçamento das famílias brasileiras: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária verde será mantida durante todo o mês de março de 2026. Este é o terceiro mês seguido em que o consumidor não precisará arcar com custos adicionais na fatura de energia.
A decisão foi sustentada pelo aumento do volume de chuvas registrado em fevereiro, o que elevou o nível dos reservatórios das hidrelétricas. Com o sistema operando em condições favoráveis, não há necessidade de acionar em larga escala as usinas termelétricas, que possuem um custo de geração muito mais elevado.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras funciona como um "semáforo" da energia, sinalizando mensalmente o custo real da geração para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Quando as condições são boas, a bandeira é verde; quando há seca ou necessidade de termelétricas, as cores mudam e taxas são aplicadas a cada 100 kWh consumidos.
Confira os valores vigentes (para quando não há bandeira verde):
? Bandeira Amarela: + R$ 1,88
? Bandeira Vermelha (Patamar 1): + R$ 4,46
? Bandeira Vermelha (Patamar 2): + R$ 7,87
Apesar do cenário positivo, a Aneel faz um alerta: mesmo com a bandeira verde, o Operador Nacional do Sistema (ONS) pode realizar despachos pontuais de termelétricas para garantir a segurança do sistema em horários de pico. Portanto, o uso consciente de energia continua sendo recomendado.
O calendário da agência já tem data marcada para a próxima atualização: no dia 27 de março, saberemos qual será a cor da bandeira para o mês de abril, período que marca o fim da estação chuvosa e o início da definição dos novos valores tarifários para o ciclo anual seguinte.
Aneel / Conta de Luz / Bandeira Verde / Energia Elétrica / Março 2026 / Tarifas / Economia Doméstica / Reservatórios / ONS / Brasil