Uma
torta de frango supostamente
envenenada provocou a
internação de
três pessoas, em
Belo Horizonte, capital de
Minas Gerais. Todas consumiram o salgado de uma padaria, nesta terça-feira (22), e estão
internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. O proprietário do estabelecimento que vendeu a torta
culpou um “padeiro freelancer” pelo preparo do produto. O dono da padaria, em depoimento à
Polícia Militar (PM), afirmou que o funcionário teria trabalhado apenas seis dias no local, sendo que não atuava mais desde domingo (20). Ele
ainda não foi localizado. O homem alegou, ainda, que
desconhecia o endereço e o contato do padeiro. Além disso, não tinha o comprovante de transferência, pois o pagamento, segundo ele, era feito em dinheiro vivo ao final do expediente. A Vigilância Sanitária de Belo Horizonte decidiu, nesta terça-feira (23),
interditar a padaria. A prefeitura da capital mineira divulgou que a medida foi tomada porque o estabelecimento
não possui alvará sanitário. Além disso, ainda segundo a administração municipal, foram detectadas
inúmeras irregularidades em relação à higiene e estrutura sanitária do local.
“O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Prefeitura foi notificado e monitora a situação. A Secretaria Municipal de Política Urbana informa que o Alvará de Localização e Funcionamento (ALF) da padaria está regular”, destacou a prefeitura, via nota, conforme a CNN.
O que aconteceu
Duas mulheres, de 23 e 75 anos, e um homem, de 24, estão hospitalizados em estado grave na UTI, depois de consumirem uma torta de frango supostamente envenenada. Agentes da PM foram chamados, nesta terça (22), por funcionários de
dois hospitais diferentes, em Belo Horizonte e Sete Lagoas. O chamado aconteceu após as três vítimas terem sido internados com
sinais de envenenamento. Familiares afirmaram que
todos tinham ingerido uma torta de frango e uma empada adquiridas em um estabelecimento no bairro Serrano, em BH. Ao serem indagados, os funcionários da padaria afirmaram à polícia que familiares das vítimas foram ao estabelecimento algumas horas após a compra do produto e disseram que a torta estava azeda. Depois da constatação de um
cheiro forte por parte dos trabalhadores,
o dinheiro da compra foi devolvido. Os funcionários informaram, ainda, que os
salgados estavam congelados desde o dia da produção, no sábado (19), e que eram aquecidos somente no momento da venda ou quando eram levados para a estufa. Os produtos da padaria foram recolhidos pela polícia para que passem por
perícia e, com isso, possam ajudar na investigação. Parentes das vítimas disseram que os dois jovens foram visitar a idosa na segunda-feira (21). Ao voltarem para casa, começaram a se sentir mal de madrugada. Ao amanhecer, continuaram com mal-estar e se dirigiram a um hospital na cidade de Sete Lagoas. O quadro de saúde de ambos piorou e estão intubados em estado grave. A idosa, por sua vez, passou mal na manhã desta terça-feira (22) e precisou ser reanimada pelo próprio filho durante meia hora. Levada a um hospital de BH, ela também foi intubada e seu estado é grave. A equipe médica suspeita de envenenamento por substância que ainda será confirmada após em análises. Porém, os profissionais acreditam que o suposto envenenamento pode ter sido provocado por
Carbamato, Organofosforato ou Toxina Botulínica.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky. Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar