Ligue-se a nós

CLDF

Preservação do cerrado é tema de solenidade em comemoração ao dia mundial do meio ambiente

Publicado

no

Comemorado em 5 de junho, o dia mundial do meio ambiente foi tema de sessão solene realizada nesta terça-feira (4) no auditório da CLDF

A homenagem é de iniciativa do deputado João Cardoso (Avante) e reuniu especialistas em meio ambiente, agentes públicos e representantes da iniciativa privada para discutir os impactos da ação humana nos desastres ambientais, formas de preservação dos biomas e a necessidade de conscientização para o equilíbrio do clima.

Cardoso mencionou iniciativas apresentadas por seu mandato ligadas à preservação do meio ambiente. Uma delas é a lei nº 7122/2022, que determinou que a coleta de resíduos sólidos seja feita no interior dos condomínios de forma individual, por unidade imobiliária, pelas empresas contratadas pelo SLU, cooperativas e/ou associações de catadores.

Outra norma aprovada foi a lei nº 6995/2021, que criou o Parque Ecológico Mangueiral na Região Administrativa Jardim Botânico. Já a lei nº 6400/2019 cria o programa distrital de incentivo ao ciclismo nas unidades de conservação do DF. “Nós temos sessa responsabilidade ecológica, espero que nossas ações possam deixar um legado de desenvolvimento sustentável a todas as gerações”, declarou.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para cobrar a nomeação de 61 auditores fiscais aprovados no último concurso do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), órgão do qual também faz parte.

Anúncio
Preservação

Especialistas debateram sobre a relação da atividade humana com desastras climáticos recentes como as cheias no Rio Grande do Sul e as fortes chuvas que alagaram vários pontos de Brasília em fevereiro. Para Ivo Poletto, representante do Fórum de Mudanças Climáticas, o dia do meio ambiente merece ser celebrado, mas a data deve servir, acima de tudo, como momento de reflexão.

Para o pesquisador, a ocupação urbana desordenada e a degradação de pastagens e leitos de rios são fatores intrinsecamente ligados aos desastres ambientais como o que vem afetando a população gaúcha. “As práticas desordenadas da espécie humana estão provocando esses desequilíbrios climáticos”, afirmou.

Raimundo Ribeiro, que preside a Agência Reguladora de Águas e Saneamento Básico (ADASA), lembra que eventos devastadores estão ocorrendo em todo mundo e em intervalos cada vez mais curtos e alertou para a necessidade de uma conscientização para o remodelamento da ocupação urbana. “Se nada for feito, tragédias como a que ocorre no RS vão continuar acontecendo”, pontuou.

Governo elenca ações

Na reunião, foi anunciada a inauguração da primeira usina fotovoltaica pública, obra do GDF que passa a funcionar nesta quarta-feira (5). Quem fez o comunicado foi representante da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (SEMA/DF) Renato Santana, que destacou que o projeto vai fornecer energia elétrica a prédios públicos do GDF, com escolas e unidades de saúde.

O representante da SEMA destacou a importância de se pensar a responsabilidade pela preservação do meio ambiente de forma integrada entre os diversos agentes públicos e privados. “A proteção [ambiental] não vai acontecer com o executivo agindo sozinho, mas só governo e legislativo andarem de braços dados e, sobretudo, com a participação da sociedade civil organizada, que é quem tem o senso de mundo real”, afirmou.

Anúncio

Outra iniciativa em curso mencionada foi a atuação do projeto Pró-Águas Cerrado, que visa garantir o desenvolvimento rural aliado ao fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, assegurando a produção agrícola e pecuária de forma sustentável e com maior rentabilidade para o produtor rural.

Rafael Bueno, que chefia a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, afirmou que a iniciativa é uma excelente aliada na redução dos impactos ambientais relacionados à produção rural e que ajuda a recompor o bioma do cerrado, incluindo suas nascentes de água e seu solo. Ele também defendeu o reconhecimento do setor agrícola como forte aliado na preservação das nascentes e da vegetação. “A agricultura é a atividade que mais contribui para o meio-ambiente no Brasil”, pontuou.

Na mesma linha falou o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/DF), Cleison Duval, que afirmou que a entidade vem realizando junto aos produtores rurais de Brasília uma política de conscientização e controle da utilização da água dos rios para o plantio de lavouras. Para ele, o produtor tem muito a contribuir com a preservação, uma vez que sua atividade depende de um equilíbrio climático e ambiental. “Agricultura sempre foi parceira do meio ambiente – nosso produtor rural é responsável pela proteção do meio ambiente e das águas”, justificou.

A sessão exibiu ações também da iniciativa privada que auxiliam o controle climático e a preservação dos biomas, em especial o do cerrado brasileiro. A reunião teve transmissão ao vivo pela TV Distrital e pelo canal de YouTube da Casa.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência CLDF

Anúncio

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLDF

Fábio Felix alerta para “desmonte” da Caesb

Publicado

no

Por

A situação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem sido motivo de preocupação do deputado Fábio Felix (Psol)

Na sessão desta quarta-feira (4), o distrital expressou temer “o desmonte continuado” da companhia pública “para depois ser vendida”.


“Praticamente não temos empregados na área operacional e de manutenção; os escritórios de atendimento ao público foram desmontados, e a maior parte dos serviços foram terceirizados”, afirmou. Ele lamentou a abertura de um concurso público com apenas 80 vagas, sem cadastro de reserva e sem alguns cargos essenciais, como bombeiro hidráulico: “É muito restrito para uma empresa pública extremamente deficitária em relação a seus funcionários”.


Além disso, Felix alertou para o “sucateamento” do maquinário em operação: “Isso coloca em risco nosso direito a água potável”.

O parlamentar destacou, por outro lado, o aumento do salário da diretoria da Caesb, que passou de R$ 37 mil para R$ 56 mil por mês – segundo informou.

Anúncio

“Me parece que esse aumento está acima de adequado e desproporcional”, avaliou.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência CLDF

Continuar Lendo

CLDF

Debate sobre Eixão do Lazer mobiliza deputados governistas e oposicionistas

Publicado

no

Por

Desenvolvimento com preservação assume centralidade em debate sobre PPCUB

O debate sobre as atividades realizadas no Eixão do Lazer, bem como a respeito da ação do governo no último domingo (1°), voltou ao plenário da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (4)

Desta vez, deputados da base aliada e da oposição discorreram sobre a questão.

O deputado Max Maciel (Psol) apresentou dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) em 2023 mostrando que o Eixão do Lazer conta com a aprovação de 94% dos moradores das Asas Sul e Norte.

“O direito à cidade não é só ir e vir, é o direito que a comunidade tem de transformar os espaços de acordo com suas necessidades”, afirmou, defendendo a continuidade das atividades culturais no Eixão.

O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) disse “corroborar” com o colega. Mas enfatizou: “Sou a favor de normatizar e de realizar o cadastramento dos ambulantes”. O distrital pediu “sensibilidade” ao governo, para ouvir as demandas de todos os interessados e envolvidos.

“Há dois direitos em aparente contradição: um é o direito dos que vão vender e fazer shows, e outro é o direito dos moradores. Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio”, avaliou o deputado Thiago Manzoni (PL).

Anúncio

Chico Vigilante (PT) lembrou que o Eixão do Lazer foi instituído há 33 anos, em 1991. “Não conheço ninguém que queira acabar com isso. Mas sou a favor de discutir o disciplinamento. Precisa de cadastramento e, também, de fiscalização”, disse, pregando “bom senso”.


Os deputados Fábio Felix (Psol) e Gabriel Magno (PT) também saíram em defesa das múltiplas atividades naquela via. Felix ressaltou que os próprios moradores das Asas Sul e Norte frequentam os eventos, a exemplo do “Choro no Eixo”.

Por sua vez, Magno informou ter apresentado um projeto de decreto legislativo (PDL) alterando o decreto do governador publicado nessa terça-feira (3), no que diz respeito à definição de o que é lazer e o que pode ser feito no Eixão. De acordo com o distrital, o decreto exclui a realização de comemorações de aniversário, piqueniques, apresentações musicais e outras manifestações culturais. “Isso é ilegal”, criticou.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência CLDF

Anúncio

Continuar Lendo

CLDF

CLDF autoriza melhorias para carreiras do Executivo na LDO

Publicado

no

Por

Técnicos de enfermagem, servidores da Adasa e de categorias da cultura foram contemplados. Projeto de lei ainda prevê concurso e nomeações da Terracap.

Com as galerias do plenário tomadas por servidores e aprovados de diversas categorias do DF, a Câmara Legislativa votou, nesta terça-feira (3), um Projeto de Lei que abre caminho para melhorias em carreiras públicas distritais. O PL nº 1.266/2024 altera a Lei nº 7.313/2023, que prevê as Diretrizes Orçamentárias para 2024. A medida foi aprovada por unanimidade pelos 14 deputados presentes, em dois turnos e redação final.

Com a alteração na LDO, o Executivo tem autorização para incluir as medidas no orçamento. Portanto, ainda precisa encaminhar à Câmara Legislativa os projetos específicos, visto que a aprovação de hoje acatou apenas a inclusão no orçamento.

Dando o tom da sessão, técnicos de enfermagem do DF compareceram em peso e cobraram a análise do PL. Para garantir o quórum da votação, os deputados distritais Rogério Morro da Cruz (PRD) e Chico Vigilante (PT) marcaram presença, apesar de estarem se recuperando de problemas de saúde recentes.

A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da CLDF deu parecer favorável ao projeto. Um dos grandes destaques é a reestruturação da carreira técnica em enfermagem, da Secretaria de Estado de Saúde. Com a inclusão na LDO, permite-se reduzir a atual tabela da carreira de 25 para 18 padrões, o que aceleraria e evolução funcional. Além disso, prevê um reajuste salarial de 15% aos técnicos, em três parcelas iguais e sucessivas, a contar de outubro deste ano.

Anúncio

Técnico de enfermagem, o distrital Jorge Vianna (PSD) comemorou a conquista no que definiu como “um dia de festa”.  Ele aproveitou para agradecer ao sindicato e aos servidores “que mostraram a força da categoria: a maior da saúde no DF”.


A deputados Dayse Amarilio (PSB) também ressaltou a importância da conquista e aproveitou para reivindicar avanços em outra carreira da saúde. “Se a enfermagem fosse remunerada pelo que entrega, seriam os profissionais mais bem pagos do Brasil” justificou, enquanto clamou por mudanças para os enfermeiros, que atualmente estão paralisados.

Outras categorias

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) também foi contemplada no projeto nº 1.266. Neste caso, trata-se de permissão para realizar concurso público e nomear aprovados, com 89 cargos de nível superior e 31 de médio.

Parlamentares também acataram a criação da gratificação por habilitação em regulação de serviços públicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).


Por fim, o PL beneficiou servidores da Cultura, com a previsão de reestruturações para músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro do DF e para a carreira de atividades culturais. “Agora nossa luta é para que o governo abra concurso para essas áreas”, declarou o distrital Fábio Felix (Psol).

Anúncio

Por sua vez, Gabriel Magno (PT) apontou que “os musicistas continuam sem casa, porque o Teatro Nacional segue fechado” e defendeu a reabertura do equipamento cultural. “É importante reparar o servidor da Cultura, a defasagem dos salários é enorme”, contatou Pepa (PP), encerrando as falas sobre o tema.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Agência CLDF

Anúncio
Continuar Lendo

Mais vistas