Em comemoração ao Dia Nacional da Transparência Pública, Tribunal de Contas do Distrito Federal disponibiliza ferramenta em Power BI que facilita o acesso e a pesquisa de relatórios de fiscalizações em áreas essenciais como saúde e educação
No Dia Nacional da Transparência Pública, 18 de novembro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) lançou um painel interativo inovador para dar publicidade às auditorias e outras fiscalizações realizadas pelo órgão em áreas vitais do Governo do Distrito Federal (GDF). A ferramenta tem o objetivo de aumentar o controle social ao permitir que cidadãos, jornalistas e servidores acompanhem de forma simplificada o trabalho do Tribunal.
Acesso Simplificado a Dados de Fiscalização
Desenvolvido em Power BI, o novo painel está acessível no site do TCDF, na seção Controle Externo > Relatórios de Auditorias. A ferramenta transforma o modo de acesso aos relatórios, oferecendo uma experiência de consulta mais intuitiva, rápida e completa.
O painel permite que os usuários explorem detalhadamente os achados das fiscalizações, que consistem nas falhas e irregularidades identificadas pelos auditores de controle externo em órgãos e entidades do DF.
-
Segmentação por Funções: As fiscalizações podem ser exploradas por função de governo, abrangendo áreas como saúde, educação, segurança pública, mobilidade, assistência social, previdência, gestão de pessoas, infraestrutura, obras e logística.
-
Filtros de Pesquisa: A pesquisa pode ser segmentada por processo, objeto de auditoria, achado específico, jurisdicionados (órgãos e entidades do DF), ano e tipo de fiscalização, garantindo granularidade na busca por informações.
Acompanhamento Completo das Decisões
Além de acessar o relatório final da fiscalização e consultar as decisões do Tribunal relacionadas, a ferramenta inova ao permitir o acompanhamento do cumprimento dessas decisões.
O painel direciona o usuário para o sistema ADA (Análise de Decisões Automatizada) do TCDF, possibilitando verificar o status da implementação das determinações do Tribunal de Contas.
Desenvolvido pela Secretaria de Auditoria (Seaud) do TCDF, o painel é atualizado automaticamente e utiliza uma linguagem clara e acessível. A iniciativa visa estimular a pesquisa e o envolvimento de toda a população com os temas fiscalizados, fortalecendo a transparência e o controle social sobre a aplicação dos recursos públicos no Distrito Federal.
Com informações: TCDF