Conecte-se conosco

Ciência

Introduzir lobos nesta região da Europa pode reter 1 milhão de toneladas de CO2

Publicado

em

Nas Terras Altas da Escócia, a reintrodução de lobos na natureza poderia absorver 1 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera por ano, segundo estudo publicado na revista científica da British Ecological SocietyIsso porque a ingestão de mudas de árvores por populações de veados na região levou à supressão da regeneração natural de árvores e bosques, e a introdução de um predador poderia provocar uma expansão da floresta nativa.

Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, estimaram que uma população total de 167 lobos seria suficiente para reduzir a população de veados-vermelhos ao nível necessário para regenerar as árvores. A erradicação dos lobos da Escócia há 250 anos levou ao aumento da população de veados nos últimos 100 anos, calculada em 400 mil animais.

Segundo a pesquisa, cada lobo teria impacto sobre 6 mil toneladas de CO2. Essa redução por si só contribuiria para 5% da meta de remoção de carbono para as florestas do Reino Unido. De acordo com os pesquisadores, atualmente a Escócia tem o pior nível de floresta nativa da Europa, com 4% do país coberto por esse tipo de vegetação.

“Precisamos analisar o papel potencial dos processos naturais, como a reintrodução de espécies, para recuperar nossos ecossistemas degradados, que, por sua vez, podem gerar benefícios conjuntos para a recuperação do clima e da natureza”, afirmou Dominick Spracklen, da Escola de Terra e Meio Ambiente da Universidade de Leeds, em comunicado.


Fonte: Revista Galileu

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.