Conecte-se conosco

Política

‘Muito difícil Bolsonaro se esquivar da condenação’, avalia El País

Publicado

em

O jornal El País avaliou nesta terça-feira (15/07) que será “muito difícil” para o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro “se esquivar da condenação” solicitada pela Procuradoria-Geral da República na noite anterior pela trama golpista. Segundo o veículo espanhol, o processo, agora nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF), o deixará ainda mais por “fora do tabuleiro político”, ao lembrar que, embora já esteja inelegível até 2030, “atua como o único e legítimo candidato da direita, o que começa a deixar seus aliados nervosos”.

O periódico também levantou que quem está cotado como substituto para concorrer ao próximo pleito presidencial representando a ala conservadora é o atual governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas que “agora faz malabarismos verbais para defender a poderosa indústria paulista diante do golpe que as tarifas de Trump podem causar”. No entanto,  “sem condenar abertamente o aumento da taxa para não irritar o clã Bolsonaro”. 

Um dia após o término da cúpula do BRICS, sediada no Rio de Janeiro em julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% contra os produtos brasileiros, argumentando que a medida simboliza um repúdio contra a alegada “perseguição política” que o governo Lula e o Poder Judiciário fazem contra seu aliado político.

Relatou o El País que o filho de Jair, Eduardo Bolsonaro, ficou incomodado quando soube que Freitas tentou diálogos com representantes da embaixada de Washington em Brasília em busca de alternativas às barreiras tarifárias, temendo interferência na possibilidade de uma anistia a seu pai.

“Ele também criticou por ter excluído de suas redes sociais uma foto sua com o boné MAGA (Make America Great Again, slogan de Trump), que nos últimos dias se espalhou como fogo nas redes sociais”, acrescentou.

Publicidade

The Washington Post

O jornal norte-americano The Washington Post também lembrou do respaldo fornecido pelos EUA ao seu aliado brasileiro no título da notícia: “Bolsonaro ecoa Trump ao descrever julgamento de plano de golpe como uma ‘caça às bruxas’”. Ao longo do relato, mencionou as tarifas de 50% impostas pelo magnata contra o governo Lula em forma de “proteção” ao ex-presidente brasileiro, detalhando a proximidade compartilhada por ambos.

“O presidente dos EUA descreveu Bolsonaro como um amigo e recebeu o ex-presidente brasileiro em seu resort Mar-a-Lago quando ambos estavam no poder em 2020”, descreveu.

A Procuradoria-Geral da República pediu a condenação de Jair Bolsonaro e mais sete réus por suposta tentativa de golpe de Estado
Valter Campanato/Agência Brasil

The Guardian

O jornal britânico The Guardian recordou o 8 de janeiro de 2023, episódio que resultou como consequência da não aceitação da derrota de Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. O veículo afirmou que “seus apoiadores radicais se revoltaram na capital Brasília, destruindo o palácio presidencial, o Congresso e o STF em uma tentativa de derrubar o resultado internacionalmente aceito”.

Ainda de acordo com o periódico, o pedido da PGR foi “bem recebida” pelos opositores e pela ala progressista “que desprezam o ex-presidente por sua forma anticientífica de lidar com a pandemia de Covid, sua hostilidade às minorias, comunidades indígenas e ao meio ambiente, além de seus ataques implacáveis ao sistema democrático do Brasil”.

Publicidade

Clarín

Com a matéria intitulada “Jair Bolsonaro foi o ‘líder’ do plano golpista contra Lula da Silva, diz Ministério Público e pede a condenação do ex-presidente”, o jornal argentino Clarín retoma o 8 de janeiro de 2023, ao afirmar que “naquele dia, uma semana após a posse de Lula, milhares de apoiadores da extrema direita vandalizaram as sedes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e da Presidência da República para forçar uma intervenção das Forças Armadas para remover o líder social-democrata do poder”.


Fonte: Opera Mundi

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.