Conecte-se conosco

Distrito Federal

Confira o que abre e o que fecha no DF durante o feriado de Carnaval

Publicado

em

O Carnaval oficial do Distrito Federal está prestes a começar

Este ano a folia será celebrada entre os dias 1º (sábado) e 4 (terça-feira) de março. Com isso, diversos serviços públicos terão os horários de atendimento alterados. Pela primeira vez, o transporte público vai operar o sistema especial do programa Vai de Graça, que permitirá a gratuidade nos ônibus e no Metrô-DF nos quatro dias de festa. Outra novidade será o funcionamento do Eixão do Lazer por três dias seguidos. Confira o que abre e o que fecha na capital durante os dias do feriadão!

Transporte público

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que a frota vai circular em esquema especial. Serão pelo menos 90 ônibus a mais por dia com viagens extras para atender à demanda de passageiros.

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai estender o período de funcionamento de sábado até terça-feira. Sábado, segunda e terça-feira, das 5h30 à 1h; e no domingo, das 7h à 1h.

Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque até as 23h30. Após este horário, entre 23h30 e 1h, apenas a estação Central estará aberta para embarque e desembarque. As demais só ficarão abertas para desembarque.

O programa Vai de Graça começa a funcionar neste feriado liberando a gratuidade para ônibus e metrô. A iniciativa começa a valer a partir da meia-noite do sábado de Carnaval (1º), se estendendo até as 23h59 de terça-feira (4). Os veículos estarão com as portas abertas para os passageiros durante todo o feriado.

Anúncio

Trânsito

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informa que o Eixão do Lazer funcionará normalmente, das 6h às 18h, no domingo, na segunda e na terça-feira, em função do feriado de Carnaval. Nesses dias e horários, o Eixo Rodoviário de Brasília (DF-002) ficará fechado para os veículos e aberto para os pedestres.

As operações de fluidez nas rodovias distritais, Estrada Parque Ceilândia (DF-095), DF-001 (entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul), BR-070 e Barragem do Paranoá (período vespertino) não serão realizadas na terça-feira. Já na segunda e na quarta-feira serão feitas as operações de fluidez.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que não haverá atendimento nos postos nos dias 3 e 4, que foram definidos como ponto facultativo segundo o Decreto nº 46.716/2025. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira (5), às 14h. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente, todos os dias da semana.

Segurança

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. As corporações podem ser acionadas a qualquer momento pelos números 190 e 193, respectivamente.

Todas as unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estarão operando normalmente durante o feriado de Carnaval, garantindo atendimento 24 horas à população. As 31 delegacias circunscricionais funcionarão ininterruptamente em regime de plantão. As Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e da Criança e do Adolescente (DCA I e II) também permanecerão abertas 24 horas, oferecendo suporte especializado.

Anúncio

Durante o feriado, os registros de ocorrências em flagrante delito serão realizados nas seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

A Defesa Civil vai atuar em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Saúde

A Secretaria de Saúde (SES-DF) organizou um esquema especial para o Carnaval.

Samu: O Serviço de Atendimento Móvel terá ambulâncias e motolâncias posicionadas em pontos estratégicos da Esplanada dos Ministérios, para prestar suporte direto aos blocos carnavalescos. O teleatendimento pelo 192 será mantido com médicos reguladores fazendo a triagem dos casos, fornecendo orientações ou acionando equipes móveis para assistência no local.

Atendimento emergencial: O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) será o local indicado para a assistência em casos de clínica médica, cirurgia geral, queimados e emergência em odontologia. O Hospital de Base (HBDF) atenderá ocorrências de politraumas e traumas cranioencefálicos. Apesar dos pontos centrais, todos os outros hospitais irão funcionar 24h, com portas abertas para urgências e emergências. Além disso, o Distrito Federal conta com a atuação de 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), também com funcionamento 24h.

Centros de Atenção Psicossocial: As unidades Caps III Samambaia, Caps AD Ceilândia, Caps AD Samambaia e Caps AD Brasília estarão abertas 24 horas. Para atendimentos emergenciais em psiquiatria, as referências são o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o HBDF.

Anúncio

Vacinação: Quem quiser atualizar o cartão de vacinação durante o Carnaval, pode procurar as salas de vacina de UBSs que funcionam aos sábados, que estarão abertas com imunizantes do calendário de rotina, dengue e covid-19. A lista dos pontos que realizam a vacinação nesse dia está disponível no site da SES-DF. As demais salas voltam a funcionar normalmente na quarta (5), a partir das 14h.

Odontologia: A emergência odontológica do Hran mantém atendimento normal ao longo de todo o feriado, com assistência 24h. Haverá atendimento também no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) no sábado (1º) e no domingo (2), das 7h às 19h. Já no Hospital Regional do Gama (HRG), os horários de Carnaval serão os seguintes: no sábado (1º), das 13h às 19h; no domingo (2), das 7h às 19h; e na terça-feira (4), das 19h à 1h.

Farmácias de Alto Custo: As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica funcionam no sábado, das 7h às 12h, fechando no domingo, na segunda e terça. O atendimento retorna na quarta às 14h.

Ambulatórios e Policlínicas: Não haverá atendimento de sábado a terça. As unidades reabrem na quarta, a partir das 14h.

Unidades Básicas de Saúde: As UBSs seguirão o calendário oficial de feriados do Governo do Distrito Federal (GDF) e ficarão fechadas. Já as 63 UBSs tipo II, que atendem aos sábados, irão funcionar no dia 1º de março, até às 12h.

Hemocentro: A Fundação Hemocentro de Brasília terá o funcionamento modificado no Carnaval. Sábado, das 7h15 às 18h; segunda-feira, das 7h15 às 12h; e quarta-feira, das 14h15 às 18h. Domingo e terça-feira, fechado.

Assistência social

Anúncio

Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente durante o Carnaval. Apenas as unidades da Estrutural, Ceilândia e Sol Nascente estarão fechadas no domingo.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), durante o feriado, abrem normalmente a Central de Vagas, a UPS 24h e a Unidade de Acolhimento. Já os Centros Pop, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Convivência (Cecon) estarão fechados nos pontos facultativos e reabrem na quarta-feira, às 14h.

A Secretaria da Mulher (SMDF) informa que a Casa da Mulher Brasileira terá o funcionamento normal de 24 horas para o Alojamento de Passagem. O mesmo vale para a Casa Abrigo. Os demais Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (Ceams) e Espaço Acolher funcionarão a partir de quarta-feira (5), às 13h.

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) terá o funcionamento alterado no feriado prolongado. Não haverá expediente nos Núcleos de Assistência Jurídica: não haverá expediente de segunda a quarta-feira. Na sede administrativa, as atividades serão retomadas na quarta-feira (5), a partir das 14h. O Núcleo de Assistência Jurídica do Plantão funciona 24 horas durante o período.

Justiça e Cidadania

Não haverá atendimento presencial nos serviços da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) no ponto facultativo e feriado do Carnaval.

As unidades do Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas no período. No entanto, as demandas urgentes dos conselhos podem ser registradas pelo telefone 125, contato do Cisdeca. Já as demandas urgentes do centro serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h. Os Núcleos do Programa Direito Delas estarão fechados. Contudo, haverá atendimento em regime de plantão por meio do telefone (61) 9838-20130.

Anúncio

As unidades de atendimento do Na Hora e do Procon estarão fechadas nos dias 1º, 3 e 4 de março. O atendimento retorna na quarta-feira (5), a partir das 14h.

Água e energia

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que nos dias de ponto facultativo: 3, 4 e 5 até as 14h, não haverá atendimento presencial na Sede e nos Escritórios de Atendimento. As equipes de Operação e Manutenção da Caesb trabalharão normalmente.

Os consumidores que precisarem da companhia podem ligar para a Central de Atendimento, telefone 115. Também podem solicitar serviços pelo WhatsApp (61) 3029-8115. Outra opção é usar o aplicativo da Caesb para celular ou entrar no site da companhia.

A Neoenergia Brasília informa que, na segunda-feira e na terça-feira, as Lojas de Atendimento Presencial estarão fechadas. Elas reabrem na quarta-feira a partir de 12h. Já os sete postos do Na Hora voltam, no mesmo dia, a partir das 14h.

Ao longo de todo o feriado, os clientes podem ainda acessar o atendimento da Neoenergia Brasília para serviços comerciais e para o plantão emergencial, disponível 24h no WhatsApp (61) 3465-9318 e pelo telefone 116.

Trabalho

Anúncio

As agências do trabalhador ficarão fechadas durante o feriado, com retorno a partir das 14h na quarta-feira.

Limpeza Urbana

As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, conforme disponibilizado no site do SLU. As unidades operacionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) com serviços de empresas contratadas e cooperativas de triagem funcionarão normalmente no sábado, na segunda, na terça e na quarta-feira, com fechamento apenas no domingo.

Estarão em operação a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), os lotes de coleta e limpeza urbana, as usinas da Ceilândia e da Sul, as instalações de recuperação de recicláveis (IRRs) e os papa-entulhos (PEVs). Apenas os lotes de coleta e limpeza urbana terão regime de plantão no domingo.

Já as unidades da Diretoria de Limpeza Urbana funcionarão sábado, segunda e terça-feira em regime de plantão; domingo sem funcionamento, exceto as subcoordenações regionais e gerências de limpeza que atuarão em regime de plantão; e quarta-feira segue o funcionamento normal.

Lazer

O Zoológico estará aberto todos os dias do Carnaval, das 8h30 às 17h. A bilheteria encerra a venda dos bilhetes às 16h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Anúncio

O Mirante da Torre de TV funcionará normalmente todos os dias, das 9h às 18h45. O Planetário de Brasília estará funcionando de terça a domingo, das 7h30 às 19h, com sessões de terça a sexta às 18h e aos finais de semana e feriados, às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h.

Cultura

– Biblioteca Nacional de Brasília: fechado de sábado a terça-feira. Reabre na quarta-feira, a partir das 14h.
– Centro Cultural 3 Poderes: fechado de sábado a terça-feira. Reabre na quarta-feira, a partir das 14h.
– Centro de Dança: fechado segunda e terça-feira. Reabre na quarta-feira, das 14h até 22h.
– Cine Brasília: fechado na segunda e na terça. Reabre na quarta, com a Mostra do Oscar.
– Complexo Cultural Samambaia: funcionamento normal.
– Complexo Cultural de Planaltina: Abre apenas no domingo, com uma palestra para mulheres e uma oficina de dança.
– Espaço Renato Russo: fechado de sábado a terça-feira. Reabre na quarta-feira, a partir das 14h.
– Eixo Cultural Ibero-americano: programação de Carnaval com o Território Carnavalesco no sábado, de 9h às 22h, e de domingo a terça-feira, de 15h às 22h.
– Museu Nacional da República: fechado de sábado a terça-feira. Reabre na quarta-feira, a partir das 14h.
– Memorial dos Povos Indígenas: fechado de sábado a terça-feira. Reabre na quarta-feira, das 14h às 17h.
– Museu da Memória Candanga: fechado de sábado a terça-feira. Reabre na quarta-feira, das 14h às 17h.
– Museu do Catetinho: fechado de sábado a terça-feira. Reabre na quarta-feira, das 14h às 17h.
– Teatro Nacional: fechado durante todo o Carnaval. Reabre na quinta-feira.

Parques

Todas as unidades de conservação (UCs) administradas pelo Instituto Brasília Ambiental funcionarão normalmente entre os dias 1º a 5 de março.

Veja os horários de funcionamento:

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: Aberto todos os dias, das 6h às 18h.
– Parque Ecológico de Águas Claras: Aberto todos os dias, das 6h às 22h.
– Parque Ecológico Areal: Aberto todos os dias, das 6h às 22h.
– Parque Ecológico da Asa Sul: Aberto todos os dias, das 6h às 20h.
– Parque Distrital das Copaíbas: Aberto todos os dias, das 6h às 18h.
– Parque Ecológico Cortado: Aberto todos os dias, das 6h às 20h.
– Monumento Natural Dom Bosco: Aberto todos os dias, das 6h às 20h.
– Parque Ecológico Ezechias Heringer: Aberto todos os dias, das 6h às 22h.
– Parque Ecológico do Gama: Aberto todos os dias, das 6h às 22h.
– Parque Ecológico do Lago Norte: Aberto todos os dias, das 6h às 20h.
– Parque Ecológico Olhos d’água: Aberto todos os dias, das 5h30 às 20h (portão principal), e das 6h às 18h (portões laterais).
– Parque Ecológico do Paranoá: Aberto todos os dias, das 6h às 20h.
– Parque Ecológico Península Sul: Aberto todos os dias, das 6h às 18h.
– Parque Ecológico do Riacho Fundo: Aberto todos os dias, das 6h às 18h.
– Parque Ecológico Saburo Onoyama: Aberto todos os dias, das 6h às 18h.
– Parque Ecológico Sucupira: Aberto todos os dias, das 6h às 18h.
– Parque Ecológico Três Meninas: Aberto todos os dias, das 7h às 19h.
– Parque Ecológico Veredinha: Aberto todos os dias, das 6h às 18h.

Anúncio

BRB

O Banco de Brasília (BRB) informa que as agências e correspondentes bancários não possuem expediente durante o feriado de Carnaval. Na quarta-feira de Cinzas, o funcionamento será das 12h às 17h.

Ceasa

O mercado da Ceasa funciona normalmente, com feira e comercialização na sexta-feira e na quarta-feira. No sábado, o varejão estará aberto normalmente. No domingo, o Mercado Livre do Produtor funciona até as 12h. O espaço ficará fechado segunda e terça-feira.


*Agência Brasília

 

Anúncio

Continue lendo
Anúncio

1 comentário

1 comentário

  1. binance

    07/09/2025 em 17:47

    Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.info/tr/register?ref=W0BCQMF1

Deixa uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Mulheres Negras no centro da Luta: Dossiê resgata a atuação de ativistas na construção e redemocratização de Brasília

Publicado

em

Por

O dossiê “O lugar das mulheres pretas na construção de Brasília nas décadas de 70, 80 e 90” revela a história de ativistas que se mobilizaram pela conquista de direitos políticos, combate ao racismo e reconhecimento social em um Distrito Federal marcado pela segregação espacial. Lideranças como a jornalista Jacira da Silva, co-fundadora do Movimento Negro Unificado (MNU-DF) e a assistente social Cristina Guimarães relatam a luta por espaço no Plano Piloto, a participação clandestina durante a Ditadura Militar e o papel crucial do Encontro Nacional de Mulheres Negras de 1988 para o surgimento de organizações feministas negras

O dossiê, coordenado pela consultora chilena Paloma Elizabeth Morales Arteaga e realizado pelo Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco), é composto por entrevistas com sete mulheres negras que vieram para Brasília na época de sua fundação e atuaram ativamente na construção da capital e no processo de redemocratização.

Segregação Espacial e Luta Clandestina 🏢

Os relatos evidenciam o contraste entre o ideal modernista vendido pelo Plano Piloto e a realidade seletiva e segregada para os trabalhadores e a população negra.

  • Segregação: A jornalista Jacira da Silva, que chegou em 1960, descreve Brasília como uma capital seletiva onde a geografia atuou como instrumento de separação, afastando a população negra e trabalhadora para regiões como Ceilândia e Taguatinga (citando Milton Santos).

  • Ativismo Clandestino: Jacira relata sua participação em reuniões clandestinas, durante a Ditadura Militar, na 414 Sul, utilizando a estratégia de “um quilombo” para a articulação política.

  • Redemocratização e Constituinte: Jacira participou ativamente do desenvolvimento da Constituição Federal de 1988, atuando na época no Movimento Negro Unificado do Distrito Federal (MNU-DF), no qual ingressou em 1981 após atuar no Centro de Estudos Afro-Brasileiros (CEAB).

O Feminismo Negro e a Crise da Abolição ✊🏾

Os depoimentos também destacam a necessidade de um espaço de luta que reconhecesse a experiência específica da mulher negra:

  • Inquietação Feminista: A assistente social Cristina Guimarães relata que o feminismo hegemônico da época não contemplava a experiência da mulher negra, gerando a pergunta: “Mas de que mulher esse movimento está falando? É a mulher negra, indígena, trabalhadora doméstica?”.

  • Marco de 1988: Dessa inquietação, nasceu o Encontro Nacional de Mulheres Negras, em 1988, que foi fundamental para o surgimento do Coletivo de Mulheres Negras do DF, coordenado por Cristina por quatro anos.

  • “Falsa Abolição”: O ano de 1988, que coincidiu com a Constituinte e o centenário da abolição, foi marcado pela reação do Movimento Negro, que questionou a “falsa abolição” e promoveu uma grande marcha no Rio de Janeiro. Segundo Cristina, esse período foi decisivo para o surgimento de organizações como Criola (RJ), Geledés (SP) e o grupo Mãe Andresa (MA).

Maria Luiza Júnior, uma das fundadoras do MNU-DF, relatou a criação do movimento como uma resposta ao Instituto Nacional Afro-Brasileiro (INABRA), que se inspirava no modelo do “negro bem-sucedido” e excluía muitas pessoas.

O dossiê buscou evidenciar a atuação dessas lideranças femininas em documentos do Arquivo Público do Distrito Federal e tem como objetivo o reconhecimento dessa maioria que, apesar de popular, ainda luta por espaço nos locais de poder.


Com informações: Metrópoles

Anúncio

 

Continue lendo

Distrito Federal

Conselheiro do TCDF critica baixa aplicação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública pelos estados

Publicado

em

Por

O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Renato Rainha, participou do encontro “Segurança Pública em Foco” durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) e defendeu a necessidade de apoio nacional aos estados na área. Rainha destacou que, nos últimos cinco anos, quase R$ 8 bilhões foram transferidos pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, mas cerca de R$ 3,5 bilhões desse montante ainda não foram utilizados, e os resultados obtidos com os R$ 4 bilhões aplicados ficaram “aquém do esperado”.

O conselheiro Renato Rainha, que também preside o Comitê de Segurança Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB), enfatizou a importância de ajudar os estados a entenderem por que esses recursos não foram aplicados nas áreas de maior necessidade.

Auditoria e Futuras Fiscalizações 🔍

Para investigar as falhas na aplicação dos recursos e propor melhorias para o setor, o conselheiro anunciou a realização de uma auditoria ampla para o próximo ano.

O Comitê de Segurança Pública do IRB é responsável por desenvolver estudos aprofundados sobre os desafios da segurança pública no país e fornecer diretrizes para as fiscalizações dos tribunais de contas.


Com informações: TCDF

 

Anúncio

Continue lendo

Distrito Federal

Justiça condena Airbnb a pagar despesas médicas de turista brasiliense que ficou paraplégica após queda em imóvel alugado

Publicado

em

Por

A turista brasiliense Daniella Maia, de 42 anos, que ficou paraplégica após cair do parapeito de uma casa alugada pela plataforma Airbnb em Itacaré (BA), obteve uma liminar na Justiça que condena a plataforma a arcar com suas despesas médicas mensais. O valor inicial do auxílio pode variar entre R$ 20 mil e R$ 40 mil, e será custeado até o julgamento definitivo do processo, no qual a paciente pede uma reparação de R$ 12 milhões. Daniella está focada na reabilitação no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, e lamenta a perda de sua liberdade e autonomia.

O acidente ocorreu em janeiro de 2025, durante férias com a família. Enquanto falava ao telefone com o marido, Daniella encostou no guarda-corpo da varanda do imóvel alugado e caiu do deck, ficando presa em um arame farpado e inconsciente. O socorro demorou cerca de uma hora e meia para chegar devido à dificuldade de sinal de celular no local.

Daniella, que morava na Austrália desde 2013, retornou a Brasília para o tratamento. Ela descreve a dor da perda de sua liberdade, sentindo falta de atividades cotidianas, como levar o filho na escola, mergulhar e, principalmente, “os abraços em pé” na família.

Decisão Judicial e Responsabilidade ⚖️

A liminar de 2ª instância foi tomada pelo desembargador Roberto Freitas Filho, da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

  • Determinação: O desembargador determinou que a Airbnb custeie as despesas médicas mensais de Daniella até o final do processo.

  • Reembolso: O advogado da paciente, Davi Souza, explicou que a decisão não se trata de indenização, mas de reembolso contínuo, uma vez que Daniella não possui plano de saúde no Brasil.

  • Negociação: A Airbnb possui um seguro de US$ 1 milhão e chegou a reembolsar R$ 470 mil para o tratamento inicial, mas as conversas amigáveis não evoluíram, levando a família à Justiça.

A paciente critica a plataforma por não adotar regras mais rigorosas de segurança, esperando que o caso force as empresas a assumirem um compromisso maior com a adequação dos imóveis para receber turistas. A Airbnb declarou que o processo “segue em andamento na Justiça” e que cumprirá as determinações legais.


Com informações: Metrópoles

 

Anúncio

Continue lendo
Anúncio


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações reais e imparciais.

Verified by MonsterInsights