Conecte-se conosco

Distrito Federal

Programa Conhecendo a Justiça do DF do TJDFT recebe mais duas escolas

Publicado

em

Um programa que tem a parceria do TJDFT, por intermédio da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), e o Governo do Distrito Federal (GDF)

Na tarde da última sexta-feira, 25/4, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu a visita de mais dois grupos de estudantes dos anos finais da Rede Pública de Ensino local, como parte do programa Conhecendo a Justiça do DF, lançado no último dia 11 de abril.

A iniciativa é fruto de parceria entre o TJDFT, por intermédio da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF).

Nessa edição, os visitantes são alunos do 6º e 7º anos do CED Myrian Ervilha, de Santo Antônio do Descoberto, e do CRE Recanto das Emas. Durante a visita, eles conheceram o Auditório Sepúlveda Pertence, o Laboratório de Inovação Aurora – onde participaram de dinâmica para criação de um jogo sobre cyberbulling – e o Tribunal do Júri de Brasília.

Os alunos estavam visivelmente animados e empolgados com cada espaço visitado. “É uma experiência nova para eles, muito didática e lúdica. Eles nos perguntavam o tempo todo como seria, o que eles iriam ver, estavam ansiosos”, contou a coordenadora pedagógica Alessandra Chaves, do CED Myrian Ervilha

Conhecendo a Justiça do DF

O programa Conhecendo a Justiça do DF tem como objetivo aproximar a Justiça do Distrito Federal de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, ele foi organizado em dois eixos. No primeiro, Escola vai à Justiça, alunos conhecem e vivem um pouco da rotina do TJDFT, por meio de visita e apresentação da estrutura do Tribunal. Cada visitante recebe um passaporte para ser carimbado nas áreas de visitação.

Nesse primeiro momento, eles também participam de simulação de uma audiência e de bate-papo com magistrados e servidores da Casa, quando poderão entender como funciona o Poder Judiciário, aprender sobre seus direitos, esclarecer dúvidas sobre temas do seu cotidiano e refletir sobre a importância da Justiça na sociedade. No segundo eixo, Justiça vai a Escola, magistrado(as) visitam os estudantes nas escolas, dando continuidade ao aprendizado adquirido na visita ao Tribunal. A apresentação foi feita pela juíza Paula Afoncina Ramalho.

Publicidade

O aluno Yan, do 7º ano, que fez o papel de juiz na audiência simulada, se surpreendeu com as funções de um magistrado. “Eu pensava que um juiz batia o martelo e decidia tudo sozinho”, disse ele.

Durante sua apresentação do Tribunal do Júri, a juíza Paula Afoncina, que atua na Vara da Infância e da Juventude (VIJ), aproveitou para falar sobre os crimes cometidos nas plataformas digitais contra crianças e adolescentes. “Se vocês têm perfil e os pais acompanham, tudo bem. Mais importante do que proibir é ter cuidado com quem se fala, com o que se vê e o que se faz, sobretudo os desafios. Corram desses desafios e desafios disfarçados de jogos. Se desconfiarem de alguma conversa errada, contem pros seus pais, seus responsáveis ou seus professores”, alertou.

Participe

O Programa Conhecendo a Justiça do DF é aberto a todas as unidades escolares da SEEDF, que prestam atendimento aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. As visitas ocorrem às sextas-feiras, no turno da tarde, das 14h às 17h, para um grupo de, no máximo, 70 participantes. Para participar, é necessário agendar a visita. Diretores, supervisores, coordenadores e professores podem realizar a inscrição neste formulário.


Fonte: TJDFT

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.