Conecte-se conosco

Distrito Federal

Programa “Conhecendo a Justiça do DF” recebe 50 alunos de Águas Claras

Publicado

em

Alunos do Colégio Atual visitaram o TJDFT para conhecer o funcionamento da Justiça. Participaram de simulação de audiência, conheceram o Memorial do TJDFT e conversaram com juízes

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu, na sexta-feira (8/8/2025), 50 estudantes do Colégio Atual de Águas Claras, na 7ª edição do programa Conhecendo a Justiça do DF. A iniciativa tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário da juventude, promovendo cidadania, educação jurídica e conscientização sobre direitos e deveres na sociedade.

O programa é voltado para estudantes da rede pública e particular do Distrito Federal e já recebeu turmas de diversas regiões administrativas desde seu lançamento, em 11 de abril de 2025.

Visita com imersão no sistema de Justiça

Os alunos foram recebidos no Auditório Sepúlveda Pertence, onde tiveram um momento de acolhimento com lanche e orientações iniciais. Em seguida, seguiram para o Tribunal do Júri do Fórum de Brasília, onde foram recebidos pelo juiz Gabriel Coura, do 4º Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação (4Nuvimec).

Durante a conversa, o magistrado explicou o papel do juiz no processo judicial:

Publicidade

“O papel do magistrado é ouvir e tentar reconstruir o evento que está sendo analisado, com base no que as partes contam, para, então, decidir.”

Ele também destacou a importância da empatia e da humanidade no julgamento, ressaltando que, mesmo com o avanço da inteligência artificial, a decisão judicial deve ser feita por pessoas, capazes de compreender contextos emocionais e sociais.

Simulação de audiência e vivência prática

Os estudantes participaram de uma simulação de audiência de conciliação, na qual ocuparam os papéis de juiz, promotor, advogado, defensor público, réu, autor e testemunha. A atividade proporcionou uma experiência prática do funcionamento do processo judicial e do diálogo como meio de resolução de conflitos.

Memorial TJDFT e AuroraLab

A programação incluiu ainda a visita ao AuroraLab, espaço dedicado à inovação e transformação digital no Judiciário, e ao Memorial do TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde os alunos foram recebidos pelo 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Roberval Belinati.

O magistrado destacou a importância histórica do local:

“Esse espaço foi inaugurado em 1960, assim como o Tribunal, e guarda a nossa memória.”

Ele também incentivou os estudantes:

Publicidade

“Todos nós temos um talento. Estudem bastante para desenvolverem o talento de vocês.”

Estrutura do programa

O “Conhecendo a Justiça do DF” é composto por duas etapas:

  1. Visita ao TJDFT – com imersão em instalações, simulações e diálogo com magistrados
  2. Retorno à escola – quando juízes e servidores do Tribunal vão até a instituição de ensino para reforçar o aprendizado

A iniciativa é uma parceria entre o TJDFT, por meio da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Como participar

Escolas interessadas podem agendar a visita por meio de formulário disponível no site do TJDFT. O público-alvo inclui diretores, supervisores, coordenadores e professores da rede de ensino do DF.


Com informações: TJDFT

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.